Sobre a Fundação para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Verde da China (CBCGDF): Uma Breve Introdução

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Verde da China (CBCGDF) foi estabelecida em 1985, com raízes na reintrodução da espécie nativa extinta na época - o veado Milu (veado de Père David, Elaphurus davidianus) de volta à China a partir do Reino Unido. Para dar as boas-vindas aos veados Milu presenteados pela Abadia de Woburn no Reino Unido, a China estabeleceu a "Fundação Milu da China", por três vice-presidentes da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC). Com o surgimento da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), a Fundação expandiu posteriormente sua missão e foi renomeada como "Fundação para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Verde da China". Até 2024, a CBCGDF cresceu e se tornou uma organização líder nacional na conservação da biodiversidade, mobilizando diversos setores da sociedade para participarem ativamente na proteção da biodiversidade.

Com sua missão "Tornar este mundo um lugar melhor para toda a vida", a Fundação para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Verde da China (CBCGDF) se envolve ativamente na governança ambiental global. A CBCGDF é membro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), da Rede Global de Biodiversidade do Genoma (GGBN) e do Pacto Global das Nações Unidas. Também é observadora da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), da Convenção de Ramsar sobre Zonas Húmidas, do Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (ITPGRFA), da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES), do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA) e da Convenção de Estocolmo, além de ser a primeira ONG chinesa parceira da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS). Além disso, é um editor de dados da Infraestrutura Mundial de Informação sobre Biodiversidade (GBIF).

A China assina a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD) em 1992. Foto de CBCGDF. Fonte: Biblioteca CBCGDF (Arquivo de História)

Dr. Braulio Dias falou no evento "Civilização Ecológica e Desenvolvimento Verde - Celebrando o 30º Aniversário do Retorno dos Veados Milu" organizado pela CBCGDF na Diaoyutai State Guesthouse de Pequim, 2015.

Delegação da CBCGDF no Congresso da IUCN. Fonte: Biblioteca CBCGDF (Arquivo de História)

Informações de Contato:

V62@CBCGDF.org linda.wong@cbcgdf.org


Repórter: Wendy

Editor: Richard

Comments

Popular posts from this blog

The 2024 World Water Forum Opens in Indonesia's Bali

Bridging Borders for Wildlife: John E. Scanlon AO Recognized with China's Highest Honor - Chinese Government Friendship Award

Unveiling the Mysteries of Cetaceans in the South China Sea: Chinese Scientists Describe Important Marine Mammal Areas (IMMAs)